Gisela Introvini, superintendente da Fapcen (Foto: divulgação)
Gisela Introvini, superintendente da Fapcen (Foto: divulgação)

Por Antônio Oliveira*

A Fundação de Apoio a Pesquisa no Corredor Centro-Norte de Exportação Irineu Alcides Bays (Fapcen), com sede em Balsas, no sul do Maranhão, conquistou dois dos três prêmios RTRS 2019, em evento realizado, nesta terça-feira, 11,  durante a Agenda RT 14, em Utrecht (Países Baixos). Os dois prêmios conferidos a instituição maranhense foram o Parcerias Sustentáveis e Promotores de Cadeias de Valor Sustentáveis e foram recebidos pela superintendente da Fapcen, Gisela Introvini. A Rede Lidl (cadeia holandesa de supermercados), recebeu o prêmio Vanguarda na Produção da Soja.

A RT 14 é realizada na sede do Rabobank, em Utrecht, na Holanda. A conferência temcomo objetivo garantir que os tomadores de decisão tenham as informações, contatos e estratégias de que precisam para informar suas decisões sobre a soja responsável, explorando e propondo soluções práticas para a melhoria contínua, tornando a cadeia de fornecimento de soja mais responsável social e ambientalmente”, segundo seus organizadores.

A conferência conta com quatro painéis de discussões envolvendo variados temas. As discussões dos painéis do primeiro dia estavam voltadas à temas ligando a oferta e demanda às finanças, contando com a participação de uma das fazendas certificadas pertencente ao grupo da FAPCEN, a Fazenda Progresso (veja vídeo abaixo sobre a fazenda, uma coprodução da Cerrado Rural Agronegócios, e o prefeito de Sebastião Leal, Ângelo Pereira, que contaram um caso de sucesso devido à certificação RTRS, que englobou diversas ações sociais que contribuíram para o desenvolvimento desse município do estado do Piauí.

A Superintendente da FAPCEN, Gisela Introvini, também participou desse painel de discussões juntamente com a prefeitura de Sebastião Leal, Lidl e ACT, sobre a contribuição da certificação para o desenvolvimento regional destacando o Nordeste do Brasil.

Outro momento de destaque do primeiro dia de conferência foi a premiação RTRS 2019, que premia, pela primeira vez, pessoas, organizações ou parcerias que se esforçam para o desenvolvimento do setor de soja sustentável. A premiação consiste em três categorias de prêmios: Prêmio por Parcerias Sustentáveis, Vanguarda na Produção de Soja e Prêmio Promotores de Cadeias de Valor Sustentáveis. A FAPCEN foi a única instituição a ser indicada a concorrer nas três categorias juntamente com as grandes marcas mundiais.

A Fapcen participou dos paineis (Foto: Divulgação)
A Fapcen participou dos paineis (Foto: Divulgação)

O que é RTRS

Round Table on Responsible Soy (RTRS) é uma organização da sociedade civil que promove a produção, processamento e comercialização responsável da soja em nível global

Seus membros incluem os principais representantes da cadeia de valor da soja  e membros da sociedade civil do mundo inteiro.

De acordo com a filosofia da RTRS, os atores das diferentes áreas e com interesses diversos têm direitos iguais e se reúnem em torno de um objetivo comum, garantindo assim o diálogo e a tomada de decisão por consenso.

Graças a esta dinâmica, a instituição criou o Padrão RTRS de Produção Responsável da Soja, aplicável mundialmente e que garante uma produção de soja  ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável.

*Com informações da Fapcen