SHARE

Da Redação*

Acontece, entre esta quinta-feira, 28 e 30 deste mês, em Campos Lindos, no nordeste do Tocantins, a XIII Feira da Soja, evento que terá uma série de atividades voltadas para cultura da soja. Entre os palestrantes, fomentando ainda mais vocação econômica da região, está o técnico da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro). Ele ministra, na sexta-feira, 29, palestra sobre “Evolução da Agricultura no Tocantins”. O município é o maior produtor de grãos do Estado, com cerca de 100 mil hectares, o que corresponde 10% da área total de produção de grãos do Estado.

A região de Campos Lindos, divisa com o sul do Maranhão é a maior produtora de soja no Tocantins (Foto: Madson Maranhão/Governo do Tocantins)
A região de Campos Lindos, divisa com o sul do Maranhão é a maior produtora de soja no Tocantins (Foto: Madson Maranhão/Governo do Tocantins)

Na ocasião, serão apresentados, aos produtores e participantes, dados da vocação e perspectivas da produção da soja, principalmente no município de Campos Lindos. Dentre os temas em debates estão: perspectivas de aumento da produção; técnicas conservacionistas e conservação do solo; aumento da produtividade da soja de forma sustentável; dentre outras.

Para o engenheiro agrônomo da Seagro, Antônio Cassio Oliveira Filho, a expansão do cultivo da cultura da soja para novas áreas vem ocorrendo de forma cautelosa devido aos altos investimentos demandados pelos produtores.

– Mas esse crescimento é consistente e transformou o Tocantins em um importante polo produtor de grãos, e busca parcerias para melhoria na logística do escoamento e armazenamento de grãos no Estado. A expectativa para a safra 2018/2019 é ultrapassar um milhão de hectares de soja –  argumentou o engenheiro.

Programação

Na programação da feira consta também “3° Seminário da Cadeia Produtiva de Grãos”, “Circuito Pecuária Sustentável no Tocantins”, e ainda, o “3° Seminário de Desenvolvimento da Agricultura Familiar”.

*Fonte: Ascom/Seagro, com edição de Cerrado Rural Agronegócios

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY