SHARE

Da Redação*

O secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (Seagro), César Halum, e o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Marcelo Falcão Soares, participam da Conferência Global Good Growth (Bom Crescimento Global), que teve início nessa segunda-feira, 13, e segue até a sexta-feira, 17, em Lima, capital do Peru.

César Halum no Peru em busca de informações para aumentar a produção de commodities agrícolas de forma sustentável  (Foto: Seagro/Governo do Tocantins)
César Halum no Peru em busca de informações para aumentar a produção de commodities agrícolas de forma sustentável (Foto: Seagro/Governo do Tocantins)

A conferência tem como tema central a produção de commodities agrícolas de uma forma sustentável, sem elevação do desmatamento, e o combate à fome. Estão presentes no evento cerca de 300 líderes nacionais e internacionais, entre gestores públicos, gerentes de multinacionais e representantes de produtores agrícolas. De todos os governos estaduais brasileiros, somente gestores públicos do Tocantins e da Bahia participam do evento.

Entre os conferencistas principais estão o presidente do Perú, Martín Vizcarra, que abriu a conferência,  Naoko Ishii,  CEO da Global Environment Facility, e o monge budista Gelong Thubten. O evento também contará com as presenças das ministras da Agricultura e Irrigação, Fabiola Muñoz, e do Meio Ambiente, Lucía Ruíz, daquele país, assim como de autoridades do Equador e Colômbia, além de representantes de empresas multinacionais e autoridades do Brasil, Paraguai, Alemanha, Suíça, Indonésia e Libéria.

Um dia após o encerramento da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), o secretário da Seagro, César Halum, foi designado pelo governador Mauro Carlesse para representar o Tocantins na conferência.

Segundo o secretário da Seagro, César Halum, a participação no evento é importante porque possibilita que o estado saia na frente em competitividade e busque informações para aumentar sua produção de commodities agrícolas de uma forma sustentável. O trabalho não para, acabou a Agrotins no sábado e na segunda já estamos aqui em Lima – disse.

A Conferência Good Growth faz parte de uma ação desenvolvida em nível mundial pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em colaboração com o Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF), o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), a Conservação Internacional (CI), a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas (ONU Ambiente) e a Corporação Financeira Internacional do Banco Mundial (IFC).

Commodities, em português, comódite, são artigos de comércio, bens que não sofrem processos de alteração (ou que são pouco diferenciados), como frutas, legumes, grãos e alguns metais. Como seguem um determinado padrão, o preço das commodities é negociado nas bolsas de valores Internacionais, e depende de algumas circunstâncias do mercado, como a oferta e demanda. As principais commodities tocantinenses são soja, milho e arroz.

*Texto produzido pela Secom/Governo do Tocantins, com edição de Cerrado Rural Agronegócios

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY