Por Antônio Oliveira

Ainda irredutível ao cultivo da tilápia em águas amazônicas, o Engenheiro Agrônomo, Roberto Sahium, que também é secretário de Desenvolvimento Rural de Palmas, reconheceu que, ele só, não pode mais impedir esta cultura no Tocantins.

Porém buscou o Ministério Público Federal para acompanhar este processo de introdução deste exótico no Tocantins. Conforme ele, o processo está começando com erros gravíssimos e que podem comprometer ainda mais a bacia Araguaia/Tocantins e até mesmo os pequenos produtores.

– Jamais  vou ser favorável a criação de tilápia no Tocantins, não seria eu apenas a barrar este processo. Mas, o mínimo que exigimos é que a coisa seja feita com critério e responsabilidade. Ele afirma que está havendo muita coisa errada, como introdução em tanques de peixes sem reversão sexual.

Sahium visitou a revista Cerrado Rural nesta sexta-feira, oportunidade em que falou também do Programa Agosto Verde,  iniciativa da prefeitura por meio de sua secretaria que leva boas práticas agrícolas ao pequeno produtor do município de Palmas.

Nesta mesma oportunidade, este jornalista comunicou ao Secretário sua decisão de centrar forças agora no fortalecimento dos nativos.

– Já fizermos da nossa parte em relação a tilápia. Ficamos brigando dois anos, uns contra outros a favor e esquecemos de lutar pelos nossos nativos, nosso maior potencial, principalmente para os pequenos produtores. – disse ao Secretário.

Assista a primeira parte desta entrevista

Assista a segunda e última parte da entrevista