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Da Redação*

Região integrante do MATOPIBA e em pleno desenvolvimento, o Cerrado do Piauí (região sul do Estado), de safra em safra, vem acumulando entraves e prejuízos no escoamento da sua safra grãos. Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (APROSOJA –PI), Alzir Aguiar Neto, informa que a maioria das estradas da região são praticamente intrafegáveis.

Produtores, conforme ele, estudam tocar a obra da Transcerrados que, depois de pronta, seria operada por meio de cobrança pedágio.

As empresas de transportes cobram um preço alto demais devido a precariedade das estradas na região (Foto: Divulgação)
As empresas de transportes cobram um preço alto demais devido a precariedade das estradas na região (Foto: Divulgação)

Alzir Neto disse que há duas propostas sendo estudadas entre o Governo do Piauí e a APROSOJA – PI para resolver a questão.

– Uma delas é uma empresa privada assumir a construção (através de Parceria Público Privada) da rodovia Transcerrados (PI-397) e os empresários da soja pagariam pedágio. E a outra é criar uma sociedade de propósitos específicos para nós fazermos essa rodovia em parceria com o estado e não termos que pedagiar – ele explicou.

Ele informou ainda que representantes da Associação se reuniram, nesta quarta-feira, 9,  com a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, onde as propostas foram apresentadas para a construção da Transcerrados.

Na visão da Aprosoja, conforme o governo do Piauí descreveu, as rodovias 397 e 392 são importantes para solucionar a questão do escoamento da produção no sul do estado. Eles afirmaram que a falta de infraestrutura adequada das rodovias estaduais, atrasam e oneram o transporte da safra. Os produtores e o governo do estado buscam uma solução para desonerar os custos causados pelos problemas do tráfego nas estradas.

Viviane Moura pontou que o Governo do Estado já trabalha com modelagens que podem ajudar a minimizar os desafios relacionados ao modal de transporte rodoviário na região sul.

– Uma delas é uma empresa privada assumir a construção, operação e manutenção, por meio de Parcerias Público-Privadas, da rodovia Transcerrados (PI-397) – disse a gestora.

Outra sugestão apresentada é “criar uma sociedade de propósitos específicos para que o governo, em parceria com o setor privado, em especial os produtores, implantem a rodovia 392 – explicou Alzir Neto.

O empresário reforçou que o maior problema para os produtores é a falta de infraestrutura de estradas.

Viviane Moura recebe diretores da Aprosoja (Foto: Ascom Suparc)
Viviane Moura recebe diretores da Aprosoja (Foto: Ascom Suparc)

– Nos onera tremendamente. Estamos falando fundamentalmente de rodovias. O transporte por elas atrasam e oneram, trazem um custo muito alto para o nosso produto. Então, temos uma produção bastante competente para conseguir romper ainda mais essa barreira e esse custo maior. São rodovias intrafegáveis, que boa parte das empresas de transporte não querem mais ir e aí acabamos tendo um custo a mais quando vamos atender determinada região no Piauí, é como se eles cobrassem bandeira dois para fazer o transporte –  explicou Neto.

*Fonte: Governo do Piauí, com edição de Cerrado Rural Agronegócios

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