Home Agropecuária “XÔ” BICUDO – Abapa faz visita a núcleos produtores de algodão

“XÔ” BICUDO – Abapa faz visita a núcleos produtores de algodão

O objetivo é analisar e discutir o controle do bicudo-do-algodoeiro em áreas de rotação e produção. (Foto: Ascom/Abapa)
O objetivo é analisar e discutir o controle do bicudo-do-algodoeiro em áreas de rotação e produção. (Foto: Ascom/Abapa)

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), por meio do Programa Fitossanitário, está realizando um tour nos núcleos produtores de algodão no oeste da Bahia. O primeiro aconteceu no dia 26 de novembro, na Fazenda Decisão, Rio Branco, do Grupo Zancanaro, localizada no núcleo Estrada do Café e Anel da soja, município de Barreiras. O objetivo é analisar e discutir o controle do bicudo-do-algodoeiro em áreas de rotação e produção,

Reunindo cerca de 15 participantes, entre eles, produtores, consultores, gerentes, engenheiros agrônomos, técnicos e colaboradores dos núcleos produtores de algodão, a visita contou com a presença do pesquisador da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dr. Paulo Degrande, que ressaltou a importância desses encontros.

– Essas ações e a união dos produtores são muito importantes. O bicudo se refugia nos cerrados, e em muitas plantas hospedeiras, por isso a importância do controle das tigueras e rebrotas de algodão que são locais propícios para hospedar e reproduzir a praga – disse o pesquisador.

Para o diretor da Abapa, Celito Missio, o momento agora é de atenção e controle para não deixar plantas de algodão fora da lavoura de algodão.

– Devemos fazer esse tour em todas as fazendas, em todas as áreas de cultivos de algodão e áreas de rotação do núcleo – sugeriu Missio.

A ação faz parte da Campanha Agora é Guerra, lançada com o propósito de unir a cadeia produtiva para combater o bicudo-do-algodoeiro, sendo executada pela Abapa, produtores, consultores, engenheiros agrônomos, técnicos e colaboradores das unidades produtoras de algodão de cada núcleo.

(Fonte: Ascom/Abapa)